resumo
Diferentemente do que se imagina, a nuvem não é formada por vapor de água, mas sim por gotículas microscópicas de água no estado líquido.
As algas produzem um gás, chamado DMS (dimetilsulfeto) que é liberado por elas e serve como núcleo de condensação, no qual as gotículas de água vão se juntando até formar a nuvem.
O conjunto destas gotículas de água forma então a nuvem. Quando a gotícula fica grande e mais pesada ela cai na forma de chuva.
Além disso, as nuvens têm um importante papel no controle climático da Terra, aumentando ou diminuindo a capacidade de reflexão da energia solar e interferindo no equilíbrio térmico do planeta, mantendo uma temperatura adequada para a vida.Quem um dia imaginou que um ser vivo seria o responsável pela chuva que cai em nosso planeta? Pois é, a vida às vezes nos surpreende. Mais incrível ainda é saber que minúsculos seres que vivem nos lagos e oceanos são os responsáveis pela formação das nuvens. Pois é, esses seres microscópicos são as algas que compõem o fitoplâncton, pequenos organismos que realizam a fotossíntese e vivem flutuando na água dos lagos e oceanos. São seres unicelulares clorofilados, sendo, por tanto autotróficos, ou seja, produzem seu próprio alimento pelo processo de fotossíntese.
Nos lagos e oceanos vivem nas camadas mais superficiais, onde há presença de luz. Em geral, podemos encontrar as algas vivendo somente em lugares que possuam pelo menos um pouco de umidade. Essa limitação deve-se ao fato de que as algas não possuem tecidos de proteção contra a desidratação nem tecidos para conduzir a água de uma área mais úmida para uma menos úmida no talo. Por isso, é mais comum encontrar algas em ambientes aquáticos, marinhos ou dulciaqüícolas. Nestes ambientes, as algas podem estar em suspensão na massa d’água, fazendo parte do plâncton, ou sobre o substrato no fundo, fazendo parte do bentos.
Podemos encontrar também algas vivendo no solo úmido ou em rochas, paredes e cascas de