Resumo
O documentário Pro Dia Nascer Feliz, mostra o dia a dia de alunos de diferentes estados, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Ele adentra a sala de aula e nos mostra a realidade vivida por alunos e professores destas cidades, o filme relata a diferença que há entre cada estado em relação á educação, como cada aluno enfrenta sua realidade, e como os professores se desdobram para fazer seu trabalho valer a pena. Alunos problemáticos, violência, a falta de professores e as dificuldades de locomoção também são fatos abordados no filme.
Na parte final do documentário, é citada outra cidade de São Paulo e é relatada por ter uma ótima estrutura de ambiente e também por haver uma disciplina rígida, os alunos demonstram uma enorme falta de controle emocional, que causa a depressão e também a violência entre os mesmos.
O filme relata essas realidades que foram citadas, que não são apenas as diferenças de dedicação de alunos, violência e desrespeito contra o outro, falta de estrutura no ambiente ou mesmo professores que se ausentam, mas também a falta do acompanhamento dos pais, e que em certos momentos dificultam uma realidade positiva. No filme percebemos a ideia de Rousseau de que “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe”, em que na vida todos tem a oportunidade, mas se nos relacionarmos com más pessoas teremos a mesma mentalidade. No documentário Vista A Minha Pele, o tema abordado é a uma inversão de papéis na sociedade atual propostas pelo autor. Ele inverte os papéis dos colonizadores do país, ao invés de ser a maioria branca no poder os negros é que tomam este papel no filme. Então, a história é contada mostrando as injustiças sofridas pelos negros, mas, na pele de pessoas brancas.
No filme, Maria, uma menina branca e pobre que mora no subúrbio, sofre com o preconceito que vive no seu cotidiano, ela estuda numa escola particular da qual ganhou uma bolsa por conta de sua mãe ser funcionária da mesma. Maria sofre com a hostilidade do