resumo
1 - As diferenças raciais e culturais na antiguidade
3
1.1 - O racismo na modernidade
3
1.2 Brasil: um país de diferenças e preconceitos
2. Diferenças e preconceitos na escola
2.1 - A questão do racismo no livro didático
2.2 - A discriminação racial e seu efeito na formação educacional da população
3. Discutindo sobre a diversidade cultural na escola
3.1 - Ensino e aprendizagem e a diversidade cultural
18
INTRODUÇÃO
O principal foco desse trabalho será observar os efeitos da discriminação racial no desenvolvimento escolar do aluno.
O primeiro capítulo apresentará o racismo numa perspectiva histórica, suas origens e sua evolução no decorrer dos tempos, organizado em antiguidade e idade media, eram modernas e o racismo especifica no Brasil. Já o segundo capítulo explicitará o racismo no próprio ambiente escolar ao discutir as diferenças e preconceitos na sala de aula; a questão do racismo no livro didático, que discute a existência de conteúdos preconceituosos nos livros didáticos e os reflexos estatísticos da discriminação racial no campo social, ou seja, a escola refletindo na sociedade, no terceiro e ultimo capítulo são apresentadas algumas considerações didáticas fundamentadas no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) com o intuito de orientar o trabalho do professor ao trabalhar com a diversidade cultural.
.
1. As diferenças raciais e culturais na antiguidade
As diferenças raciais se constituem num dos grandes dilemas que, sem sombra de dúvidas, atravessa os períodos da evolução humana.
Há, porém um contraponto a respeito da caracterização desta escritura, pois em outras histórias afirma-se que as escrituras próximas ao Nilo nada mais eram que a proibição da passagem dos “núbios”, antigos inimigos dos povos egípcios, traduzida de