resumo
CURSO BACHAREL EM TEOLÓGIA – 1º ANO/NOTURNO
MARCOS ANTONIO DE VASCONCELOS
SEMINÁRIO SOBRE SINCRETISMO BRASILEIRO
JOÃO PESSOA
2012
MARCOS ANTONIO DE VASCONCELOS
SEMINÁRIO SOBRE SINCRETISMO BRASILEIRO
Trabalho para fins de avaliação, da disciplina, Religiões Comparadas, Professor Moisés Araujo.
JOÃO PESSOA
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa sobre o sincretismo brasileiro, foi desenvolvido com base em estudos extraídos da internet e de pesquisas em livros sobre o assunto, que me proporcionou um conhecimento suficiente, para apresentar neste seminário um conteúdo tão polêmico e que muita das vezes causa certo receio aos cristãos. Ao familiarizar-se um pouco com o tema abordado, taparemos brechas às acusações de seus adeptos, de estarmos atacando aquilo que não conhecemos. Nosso receio e hesitação no lidar com eles, serão igualmente menores uma vez que conhecemos suas terminologias, crenças e práticas, no que diz respeito aos cultos afros-brasileiro e suas vertentes sincréticas.
DEFINÇÕES:
A etimologia da palavra sincretismo surgiu no princípio da era cristã, segundo Plutarco em seu livro "Moralidades", no capítulo "amor fraternal" o verbo syncretizo designava a união de diversas comunidades cretenses, quando o inimigo invadia a Grécia; esse acordo comum era syncretismos. O verbo grego Kretizo vem da ilha de Creta e significa falar e agir como um cretense. Somente a partir do século XVI, o termo sincretismo foi utilizado para designar a mistura de doutrinas filosóficas ou teológicas. A partir do século XIX , sincretismo designa a mistura de diversos cultos, divindades e religiões.
Sincretismo sm. Fusão de elementos culturais diferentes, ou até antogônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns traços originários. 2. Reunião artificial de ideias ou de