Resumo
Esta cena é o fundamento teórico principal, com base nos estudos de maslow - Necessidades Humanas, para entender por quais motivos Chris Gardner, protagonista do filme, passa por tantas dificuldades. Podemos entender a Pirâmide de maslow como necessidades humanas são necessárias para o alcance da auto-realização ou, para alguns autores, a busca pela felicidade.
Outra cena importante é quando Chris e despejado junto com seu filho de sua casa. Nessa parte do filme é perceptível o grande contraste social, pessoas desempregadas jogadas nas ruas, pessoas sem acesso as necessidades que compõem a base da pirâmide. Observa-se também a grande potência mundial fragilizada econômicamente, em crise.
Logo após Chris e seu filho começam a dormir em banheiros públicos e estações de trens e metrôs. Nessa cena o protagonista começa a perseguir a base da pirâmide. Então ele procura alcançar as necessidades básicas e de segurança, busca abrigo e tenta comprar alimentos, mesmo que sejam poucos.
A crise impede que novas oportunidades de emprego fossem oferecidas, pórem mesmo com muita dificuldade Chris consegue uma vaga de estágio não remunerado, mas existindo a possibilidade de ser contratado no fim do seu período de experiência. Mesmo sabendo que era difícil e que a concorrência era grande, ele não desistiu. Aceitou o estágio e saiu pela cidade tentando vender seus produtos. Podemos analisar que o convívio de Chris com a sociedade, os acordos, tentativas de negócio, revela mais um nível da pirâmide - Necessidades Sociais.
A vida de um estagiário americano negro, aliado ao preconceito e a crise, levavam Chris a somente ter esperanças. A esperança e revelada através de seu filho, da determinação que pai e filho tiveram pra vencer