resumo
A disputa entre empresas acontece também por informações, e tem se tornado cada vez maior, quem possui o maior número de informações, ou mesmo a que pode mudar o rumo da competição, detêm o poder na corrida dos negócios.
As empresas na maioria das vezes são pegas de surpresa por suas adversárias, que conseguiram se adiantar na disputa, porém uma organização que possua reação rápida aos negócios, sem se deixar por muito abater, consegue se manter rápida, porque simplesmente guardar as informações e demorar para se utilizar delas, pode ser um erro mais fatal para as empresas.
A tecnologia da informação e da comunicação(TIC) é uma ferramenta de suma importante no cenário competitivo dos negócio, pois com a mesma se pode descobrir informações fundamentais e cruciais para as tomadas de decisão das organizações, além de ser importante para auxiliar de forma interativa, ágil e ordenada a analisar as informações coletadas, porque as vezes encontramos as respostas necessárias para “ganhar o jogo” nos pequenos detalhes, que quando trabalhados, tornam-se a peça fundamental nos processos da empresa.
Mesmo a inteligência competitiva crescendo como uma área importante das organizações, muitas pessoas possuem uma visão errônea sobre a real intenção desse setor. Por muitos, a inteligência competitiva tem como função achar a sujeira escondida por baixo dos tapetes dos concorrentes, ou mesmo uma forma de chantagear ou tirar vantagem das situações, essas visões são totalmente equivocadas, pois esse setor preza, em sua maioria, a ética e a integridade de suas ações, visando conseguir as informações de forma honesta, sem prejudicar ninguém, nem mesmo seus concorrentes, a inteligência competitiva visa monitorar todo o mercados de suas empresas de forma legal e vantajosa.
A obtenção simplesmente de informações sem toda uma análise dos dados, pode acarretar em resultados errôneos e sem sentindo definido, para obtenção de um