Resumo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
Resenha: A corrida para o seculo XXI - no loop da montanha-russa A comparação com a sensação vertiginosa de quando estamos no pico do loop de uma montanha-russa em relação ao momento atual da nossa sociedade demonstra que o autor Nicolau Sevcenko acertou a mão ao descrever com minúcia os principais fatores que modelaram a história contemporânea, desde os primeiros indícios de que a cultura – entende-se por cultura a forma de vida de determinada população – ocidental ansiava por maior agilidade até os suspiros de uma juventude que atualmente decide se quer guiar ou ser guiada por um modelo político-social defasado.
O autor vai e volta no tempo com uma freqüência dramática necessária para criar a dinâmica perfeita entre a leitura e a compreensão. Da Segunda Guerra ao Tatcherismo, dos problemas do terceiro mundo às mudanças tecnológicas, da indústria do entretenimento de massa ao descaso com o meio ambiente. Tudo é fundamental para se entender os motivos pelos quais a sociedade se tornou aquilo que hoje conhecemos. O interessante é notar como a leitura nos traz surpresas a cada página virada. Não sabemos o que vamos encontrar, apesar de termos a sensação de que “já vimos esse filme”. A exemplificação do surgimento do cinema é chocante. Se o leitor, fã da sétima arte, vai se enchendo de júbilo ao ler sobre sua criação é somente para, frases depois, se acotovelar ao ler que essa “arte” foi criada com o simples intuito de vender mais, mais barato e no menor tempo possível um entretenimento fácil e banal.
Mas, para continuar nesse exemplo, o mérito do cinema não é de forma alguma minimizado. O autor apenas segue a linha de pensamento da grande maioria da sociedade, o capitalista selvagem, o homem em sua essência pérfida, que apenas suga o que há de bom para se dirigir a outra fonte. Não é descartado em nenhuma linha do livro que o cinema pode ser considerado