Resumo
PROFªMSc. CINTHYA CARDOZO DA SILVA SPOSITO
ATIVIDADE PARCIAL - A REVOLUÇÃO DOS BICHOS
A obra “A Revolução dos Bichos” de George Orwell é uma fábula que trata sobre temas atemporais, como corrupção, traição, poder e ganância. Lançado em 1945, o livro é uma grande crítica ao contexto político-econômico mundial daquela época, mas sem ser explícito demais já que os personagens da história são animais de uma fazenda. A opressão, tema tão discutido durante as revoluções burguesas e uma das questões abordadas na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, criada em agosto de 1789 se tornou uma das bases que justificam o levante dos animais da Granja do Solar contra seu proprietário, o nefasto e violento Sr. Jones. Toda e qualquer revolução legítima tem como motor que mobiliza suas forças situações de penúria e escassez a que são submetidos os populares. Remexendo os escritos de Karl Marx pode-se lembrar de um de seus mais célebres conceitos como definidor dessa ação, a clássica definição de “Luta de Classes”.
Leia o texto abaixo e analise o filme “A Revolução dos Bichos”
IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO A variação das condições materiais de uma sociedade constitui a História dessa sociedade e Marx as designou como modos de produção. A História é a mudança, passagem ou transformação de um modo de produção para outro. Tal mudança não se realiza por acaso nem por vontade livre dos seres humanos, mas acontece de acordo com condições econômicas, sociais e culturais já estabelecidas, que podem ser alteradas de uma maneira também determinada, graças à práxis humana diante de tais condições dadas.
O fato de que a mudança de uma sociedade ou a mudança histórica se faça em condições determinadas, levou Marx a afirmar que: “Os homens fazem a História, mas o fazem em condições determinadas”, isto é, que não foram escolhidas por eles. Por isso também, ele disse: “Os homens fazem a História, mas não sabem que a fazem”.
Estamos, aqui,