resumo
Um dos problemas centrais do Ensino Básico no Brasil é o alto índice de fracasso escolar, traduzido nas elevadas taxas de repetência e evasão. Em todo o País, isso representa elevados custos humanos, sociais e financeiros. São jovens que não têm acesso à plena cidadania,em geral são sem nenhuma estrutura familiar e/ou social, é toda uma sociedade que não conta com novas gerações adequadamente formadas e que arca com o desperdício dos recursos públicos,acarretado pela repetência, a múltipla repetência traz consequências graves para auto conceito do aluno,que com isso sente-se excluído,sem motivação e tudo é fruto da interiorização do fracasso escolar, prejudicando-o como cidadão e em sua relação com o conhecimento.
Questões a serem enfrentadas pelos educadores,gestores e governos.
Que impõem aos sistemas de ensino,a redução de custos e enfrentar o problema da perspectiva pedagógica significa respeitar pessoas reais que frequentam a escola e contam com ela para organizar suas vidas, que aguardam o atendimento prometido, mesmo carregando insucessos e dificuldades. Na situação de desvantagem há alunos reais, excluídos e diminuídos em sua auto estima. Os alunos prejudicados têm rosto, nome, sonhos, história - não são números ou índices, assim como seus professores e suas professoras. Entender a situação da educação como um problema sem solução a curto e médio prazos ,não nos pode impedir de adentrar a sala de aula. Ao enfrentá-lo, busca-se fortalecer a escola em seu trabalho específico, como parte da luta maior pela conquista de serviços públicos de boa qualidade, que garantam atendimento digno e justo a toda a população.
Problemas sociais envolvem não só a vida dos alunos, dificultando sua frequência regular e seu aproveitamento.
Envolve toda uma sociedade que fecha os olhos tentando não ver os problemas que batem á sua porta,ma s só resolveremos está situação