resumo
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Ciências Sociais
Disciplina: História das Ciências Sociais no Brasil
Resenha
PARA ABRIR AS CIÊNCIAS SOCIAIS
A Construção história das ciências Sociais do século XVIII até 1945. E os grandes debates no interior das Ciências Sociais até o presente.
Ma referida obra os autor declaração que as Ciências Sociais “é um empreendimento do mundo moderno” e consigo traz a tentativa de desenvolver um saber sistêmico, regular a sociedade e empiricamente válido, pretendendo fazer assim o que chamou de Scientia = conhecimento empírico.
O principal entrave das ciências sociais nessa época era a visão Clássica da Ciência que parti de duas premissas: a primeira era o modelo newtoniano; que prevê uma simetria entre o passado e o futuro e o dualismo cartesiano que prevê a existência de uma dicotomia natureza/ saberes humanos; matéria/ mente; mundo físico/ mundo material-espiritual.
Nesse contexto há a divisão dos conhecimentos em duas áreas, entre Exatas e Humanas. Sendo Que Exatas seria o “o conhecimento das coisas naturais, e de todas as Artes úteis, manufaturadas, práticas mecânicas, máquinas e invenções pela via da experimentação”, já as Humanas envolve “o Divino, a Metafísica, a política, a gramática, a retórica ou a lógica”
Com esses impulsos as ciências naturais como a matemática, a física, a química e a biologia foram as que primeiro se afirmaram enquanto ciências pois cedo desenvolveram um objeto de estudo e um método próprio com Newton e Descartes, (este mais no ramo da filosofia e metafísica ontológica e gnosiológica) os fundadores da época moderna. Desta forma todas as outras formas de conhecer foram de certo modo menosprezadas pela primazia de apenas um tipo conhecimento. As chamadas humanidades ou artes e letras foram claramente deixadas para segundo plano e excluídas daquilo que era considerado uma ciência visto o próprio conceito implicar a busca de uma verdade