resumo
Depois passa-se a ser feita uma discussão sobre as funções dessas instituições, que vão muito além do assistencialismo. Na construção dos primeiros passos da Educação Infantil são vistos alguns de seus pioneiros, como Comênio, o educador afirmava que o ensino inicial deveria ocorrer nos lares, criou um plano de ensino que recomendava o uso de materiais audiovisuais, como livros de imagens para crianças pequenas.
Também vemos Rousseau, filósofo que defendia que a infância tinha um valor em si, que caberia ao professor afastar tudo aquilo que poderia impedir a criança de desenvolver plenamente suas condições., a aprendizagem para ele se dava pelas experiencias, das praticas, das observações naturais e da movimentação. E temos o Pestalozzi, assim como na família, afimava que a educação deveria ser baseada no amor e na bondade, defendia o valor educativo do trabalho manual e a importância de a criança desenvolver habilidade prática.
A partir dos conceitos defendidos por esses pioneiros da educação, podemos perceber que alguns apectos da educação artistica sempre esteve presente no plano do ensino infantil, como os materiais audio visuais, a liberdade de expressão e do aprender e o trabalho manual. No século xx é marcado pela pedagogia experimental, nessa século destacam-se Montessori, ela visava a educação completa da criança. Utiliza um método ativo quanto à criação e a aplicação, tendo como principal foco as atividades motoras e sensoriais, especialmente na educação pré-escola.
Também observamos Decroly, compreende as condições do desenvolvimento infantil,