Medicamentos Fitoterapicos
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
CURSO DE FÁRMACIA
Rayane Brito
PRINCIPAIS INTERAÇÕES NO USO DE
MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS
GURUPI - TO
DEZEMBRO DE 2012
RAYANE BRITO
PRINCIPAIS INTERAÇÕES NO USO DE
MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS
GURUPI DEZEMBRO DE 2012
SUMÁRIO
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO
Um medicamento fitoterápico é aquele alcançado de plantas medicinais, onde se utiliza exclusivamente derivados de droga vegetais como: suco, cera, exsudato, óleo, extrato, tintura, entre outros. O uso de plantas medicinais é equivocadamente entendido, pela população de uma maneira geral, como o emprego de fitoterapia. A utilização de fitoterápicos remonta aos tempos ancestrais e seu uso na medicina popular sempre foi bem difundido, porém, hoje em dia, há uma abordagem científica desses medicamentos com estudos clínicos para verificar a eficácia. (VEIGA JUNIOR et al, 2005; SILVEIRA et al, 2008; BALBINO;DIAS, 2010) Muitas plantas medicinais bastante populares não tiveram sua eficácia comprovada e podem até ser tóxicas. Segundo conceito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o medicamento fitoterápico é obtido, através do emprego exclusivo de matérias-primas vegetais, sendo caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. (BALBINO;DIAS, 2010).
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial utilizam produtos de origem natural para combater problemas como pressão alta, queimaduras, gripe, tosse, prisão de ventre, entre outros. (VEIGA JUNIOR et al, 2005).
O objetivo deste estudo é descrever a apresentação das principais interações medicamentosas no uso dos fitoterápicos através de dados e pesquisas para evidenciar a capacidade das plantas medicinais em aliviar ou curar enfermidades e tradição do uso delas como medicamento.
Todavia,