resumo
Os gestores modernos devem ser capazes de adequar os colaboradores para que eles respondam, prontamente, à exigida agilidade do mundo moderno. Devem desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno como as do ambiente externo, para lidar com os paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas no mercado nacional.
O administrador, além de ser gestor, pode também atuar como consultor organizacional. A contratação do consultor acontece porque a empresa apresenta um problema pontual, mas não possui um profissional com know-how ou conhecimento para encontrar a solução. O consultor é contratado para oferecer treinamento e suporte para equipes em novas técnicas ou para repassar informações sobre determinados produtos, dando continuidade ao suporte complementar para que seja implementado o treinamento ou a transferência de tecnologia. Outra modalidade de consultoria é a do parecer técnico profissional. A empresa necessita de um parecer independente, pois espera, desse modo, minimizar possíveis falhas no projeto.
O consultor precisa estar em constante busca por atualização, ser autoconfiante, independente e ter habilidade nas relações interpessoais. É necessário eficácia pessoal acima da média, ou seja, ter expertise técnica e ampla visão de negócio para que os trabalhos apresentem excelentes resultados como inovações e mudanças.
Normalmente, o consultor cobra por hora técnica, que pode variar de acordo com a região ou com a especialidade. O consultor tende a ser mais especialista e o gestor da empresa mais generalista. Tanto o gestor como o consultor têm grandes desafios, e o administrador pode exercer ambas as funções. Esses profissionais, ao mesmo tempo que precisam buscar o conhecimento, devem cuidar para que o conhecimento seja disseminado com ética e responsabilidade.
Você pode ampliar a reflexão sobre