resumo
O periódico cientifico são publicações cientifica e acadêmica que pode ser: publicação de artigos, resumos e resenhas de pesquisas, sendo escritos por pesquisadores, cientistas e professores, desta forma ele pode ser visto por duas vertentes, comunicação do conhecimento e a comunicação cientifica. Após analise desses aspectos os próximos pontos são a visibilidade e credibilidade além da importância de analisar os pesquisadores e autores.
Segundo Garvey a comunicação cientifica pode ser definida como: “ O conjunto de atividades associadas á produção disseminação e uso da informação, desde o momento em que os cientistas concebe uma ideia para pesquisa, ate que a informação acerca dos resultados seja aceita como constituinte do conhecimento cientifico.”
Desta forma este tipo de comunicação deve contribuir para que haja a visibilidade de um produto ou interagir entre os estudos científicos ou meio sociais, já no meio cientifico e importante á utilização de dois produtos sendo os congressos e reunião cientifica e o periódico cientifico.
Os periódicos científicos surgiram a partir de 1665 sendo somente para a publicação de noticias cientificas, no ultimo século que ele tornou se algo com aspectos de estudo cientifico, surgindo então os primeiros artigos que foram acompanhados por resumos, alerta, cartas e revisão e sínteses da literatura, alem de começar a surgir em áreas cada vez mais especificas. Segundo Merton, o registro do conhecimento cumpre ainda importante função de estabelecimento de prioridade da descoberta cientifica–fator importante na motivação dos cientistas.
O periódico e um registro oficial de informação, sendo ele importante para definir e legitimar novas disciplinas e campos de estudos, tendo como função promover, reconhecer e conquistar os cientistas, sendo a função mais importante a disseminação da informação. Prince e Herscham afirmam que a função