Economia
Estimular o surgimento de novas empresas e promover inovações incrementais em tecnologias já existentes. Pág 47.
2. Explique no que consiste o Projeto de Unidades Móveis (PRUMO).
O Projeto PRUMO funciona como um pronto socorro de micro e pequenas empresas. Com o apoio de unidades móveis equipadas com laboratórios portáteis operados por engenheiros e técnicos, o Prumo vai até as fábricas para resolver in loco problemas tecnológicos, desde a calibração de equipamentos até testes de ensaio. A intenção é conferir a esses programas um caráter nacional.
3. No âmbito das políticas públicas o governo brasileiro tem investido em projetos de desenvolvimento tecnológico gerenciados pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), um deles é o SIBRATEC. Explique qual o seu principal papel e o volume de recursos destinados pelo para o triênio 2007‐2010 para este projeto.
É um instrumento de política de incentivo à inovação com a missão de articular os vários agentes envolvidos e garantir um caráter nacional ao processo de inovação. A intenção é colocar sob o mesmo guarda-chuva iniciativas até então isoladas que têm como foco as pequenas e médias empresas.
O Sibratec está em fase final de estruturação, mas já tem orçamento lastreado nos fundos setoriais: R$120 milhões até 2010. Esses recursos serão utilizados para apoiar a organização de três redes com cobertura nacional de incentivo à inovação: Extensão e Assistência Tecnológica; os Serviços Tecnológicos; e os Centros de Inovação. Cada uma dessas redes será coordenada por um comitê técnico, constituído por representantes de entidades públicas e privadas, diretamente vinculado ao comitê gestor do Sistema, que será responsável pelas diretrizes técnicas e operacionais.
4. Por que a tecnologia não consegue ser levada ao alcance dos pequenos negócios no Brasil?
O país não tem cultura de tecnologia nos pequenos negócios,