Resumo
Licença 1: Open Source/Freeware - Mozilla Firefox Referência: http://www.mozilla.org/MPL/2.0/ De acordo com o site da fundação Mozilla, a Mozilla Public Licence (MPL) é uma simplificação da licença copyleft.
A MPL preenche um espaço entre as licenças de software livre e de código aberto, compreendido entre a licença Apache, que não requer modificações para ser compartilhada, e a família GNU de licenças, que requer modificações para ser compartilhado com um conjunto muito mais amplo de circunstâncias do que a MPL.
Algumas das missões da ONG Fundação Mozilla são promover a abertura e oportunidade na internet e manter o poder da web nas mãos das pessoas. Dentro dessa politica o firefox foi desenvolvido para que os usuários possam personaliza-lo, redistríbui-lo e utilizar parte do software como eles quiserem,podendo inclusive usar parte do código dentro de um software proprietário,algo que a GPL não permite, por isso existe a combinação de licenças no firefox.
Licença 2: GPL/Open Source - Sistema Operacional Linux - Distribuição Ubuntu
Referências:
- http://www.ubuntu.com/project/about-ubuntu/our-philosophy
- http://www.ubuntu.com/project/about-ubuntu/licensing
- Essa distribuição Linux é formada por uma coleção de milhares de programas de computador e documentos criados por uma série de indivíduos, equipes e empresas.
- Os milhares de pacotes de software disponíveis para o Ubuntu estão organizados em quatro grupos principais: principal, universo, restrita e multiverse. Software é publicado em um desses componentes a fim de se verificar o cumprimento ou não da filosofia de software livre e o nível de suporte em que se pode oferecer a ele. Filosofia essa que está ligada a base desta distribuição, o Linux e pela filosofia da própria distribuição: “Nosso trabalho é motivado pela crença de que o software deve ser livre e acessível a todos.” Assim no primeiro caso, temos a GNU General Public