A preservação da reserva natural morro do osso em porto alegre
3,0
GIOVANI PORTO DE VASCONCELLOS
JONIE CARLOS DE OLIVEIRA KINDLER
A PRESERVAÇÃO DA RESERVA NATURAL MORRO DO OSSO EM PORTO ALEGRE
CANOAS, 2010
1 – OBJETIVO Demonstrar a necessidade de se fazer um planejamento para manter a preservação da reserva prevenindo impactos ambientais e promovendo atividades necessárias para o convívio da sociedade com o ambiente.
2 – HIPÓTESE
A sociedade precisa entender que a preservação de um ambiente natural é um direito de todos e para isso é necessário ter maior consciência ambiental. É preciso que a comunidade entenda a necessidade do Morro do Osso por meio da própria necessidade da população por tal, ou seja, criar um vinculo comunidade e morro do osso, fazendo assim se estruturar um vinculo emocional entre ambos.
3 – JUSTIFICATIVA
A preservação ambiental está atualmente “em moda”? Com certeza sim, pois muitas pessoas vivem o modismo, como vestir uma roupa de certa marca, seguir um partido político sem ideologia, viajar para certos lugares porque é chic e coisas desse tipo, porém esse não é o motivo de nossa pesquisa, e sim a qualidade de vida do ser humano, reforçando a necessidade de preservar o ambiente em que vivemos. Com esse trabalho criaremos uma discussão de como é importante a preservação e como o progresso pode seguir em frente sem que percamos a qualidade de vida.
4 – METODOLOGIA
Para realizar e aprofundar o trabalho escrito, será necessário uma semana de pesquisa em livros, folders, jornais e revistas de antes e depois da criação do Parque Natural. Com o auxilio da internet teremos acesso ao material fotográfico e escrito, como relatos da época, notícias e o andamento de como foi o processo efetivo da transformação da área de apenas um morro para uma reserva. Seguindo a mesma linha de pesquisa utilizaremos o Google Earth para localizar a área da demarcação da reserva e dessa forma concluir nossa pesquisa.