Resumo
Assmann (2009), em seu capítulo sobre ética e moral, relaciona vários conceitos diferentes sobre os termos, basicamente tratando da busca entre o bem e o mal, a qual o indivíduo se submete durante toda a vida. E também comenta sobre o exaustivo debate entre a ética profissional e a ética em geral. O autor ainda discute ideias clássicas de nomes como Aristóteles, Maquiavel, Kant, Weber e Foucault. O conceito sobre moral e ética abordado na apostila de Assmann desconsidera que os dois termos sejam sinônimos. Outro conceito, também desconsiderado, é o de que a ética esteja reservada a vida pública, enquanto a moral aparece vinculada ao comportamento privado dos indivíduos, como é colocado por outros autores. Para Assmann (2009, p. 87), o conceito válido é:
[...] a ética será entendida como a teoria da moral, como filosofia da moral, ou seja, como o estudo racional sobre a experiência moral dos seres humanos. Ética é, assim, o estudo do comportamento humano, investigação sobre o que é bom e o que é mal, e sobre o modo de se estabelecer, histórica e teoricamente, normas válidas para todos.
E a moral aparece no texto como o comportamento real dos indivíduos, em relação às regras e aos valores que lhe são propostos. Ela é a maneira como as pessoas se submetem ou obedecem, a um princípio ou conduta. O conjunto de regras pode ser formulado em códigos mais explícitos ou até mesmo, serem escritos. Sendo assim, a moral é comportamento real dos indivíduos, em relação às regras e valores que lhes são propostos, tendo haver com todo o comportamento humano. Porém, nem tudo que é feito pelos indivíduos tem haver com a moral. Assmann (2009) comenta também, sobre outros termos acerca da moral. Como o senso moral, que é o fato gerador de sensibilidade frente a vários acontecimentos trágicos ocorrentes na sociedade, onde estão inseridos os indivíduos, tais como tragédias, a fome, sequestros, estupros, etc. E também a consciência moral, o sentimento referido às