Resumo
Departamento de Educação -
FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 41, set./dez. 2008.
O trabalho (2008) de Fernandes tem quatro partes. A introdução com apresentação de autores que abordam teorias sobre a construção teórica da avaliação. Nesta parte o autor fala sobre a “escassez de trabalhos relativos à produção teórica no domínio da avaliação do que os alunos sabem” (p.349), assinala que há várias razões para o déficit e da variação de autores acerca do tema da construção teórica da avaliação formativa e somativa e aponta quais são as contribuições dos teóricos para esta teoria.
Marca que “o pressuposto que está subjacente à discussão desenvolvida neste artigo é a de que uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens pode constituir um importante e indispensável ponto de orientação para professores e investigadores” (p. 350). E por fim, apresenta a finalidade do artigo que “é identificar e discutir algumas questões consideradas críticas no processo de construção teórica da avaliação no domínio das aprendizagens” (p. 351).
A segunda parte traz “uma discussão acerca de duas tradições teóricas” a literatura francófona e anglo-saxónica. Diz o autor que a essas tradições são as “têm mais predominância na literatura referente à avaliação dos alunos” (p.351). O autor aponta que na primeira tradição há a predominância da “regulação dos processos de aprendizagem e dos processos de ensino” (p. 351). Essa regulação está associada às formas de autocontrole, a auto-avaliação e autorregulação. Já na segunda o conceito chave é o feedback e este está associado as mais variáveis interações sociais e culturais dos processos de ensino e de aprendizagem.
Diz FERNANDEZ (2008) que os teóricos e pesquisadores francófonos estão interessados “estudar como é que os alunos aprendem”, a partir das teorias já conhecidas, só assim poderão