Resumo
Resumo Capitulo 5 – Operações com Mercadorias
Resultado Bruto com Mercadorias (RCM)
Resultado Bruto com mercadorias, ou Resultado com Mercadorias é a diferença total entre as receitas obtidas pelas vendas e o Custo dessas mercadorias que foram vendidas. Essa diferença bruta não leva em consideração as demais Receitas e Despesas da empresa. Elas aparecem quando se deseja conhecer o Resultado Liquido do Exercício.
Resultado com Mercadorias = Vendas – Custo das Mercadorias Vendidas
Resultado Líquido do Período = Resultado com Mercadorias + Outras Receitas – Outras Despesas
Se o Resultado Bruto for positivo, isto é, se as vendas forem maiores do que o custo das Mercadorias Vendidas, teremos Lucro Bruto com Mercadorias. Se for Negativo, teremos Prejuízos com Mercadorias. No final, após computadas as demais Receitas e Despesas, será obtido o Resultado Liquido do Exercício, que pode ser Lucro Líquido ou Prejuízo do Exercício.
Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)
De que maneira se pode calcular o valor do Custo das Mercadorias que vendemos? Basicamente, existem dois sistemas:
1°) Inventário Periódico – quando efetuamos as vendas sem um controle paralelo e concomitante de nosso Estoque e, portanto, sem controlar o Custo das Mercadorias Vendidas.
2°) Inventário Permanente – quando controlamos de forma contínua o Estoque de Mercadorias, dando-lhe baixa, em cada baixa, em cada venda, pelo custo dessas Mercadorias Vendidas (CMV).
Atribuição de Preços aos Inventários
Sabemos que vários fatores influenciam os preços de todo o tipo de Mercadorias: demanda, concorrência, clima, sazonalidade etc. E, com isso, dificilmente teremos durante o período compras feitas pelo mesmo preço. Normalmente, este variará, dando origem ao problema da avaliação do Inventário e, conseqüentemente, do Custo das Mercadorias Vendidas.
Variações com relação aos diversos custos
Devem ser