Resumo
Essas propostas de diretrizes curriculares do curso de Serviço Social e elaboradas e aprovadas pelo conjunto das unidades de ensino sob a coordenação da Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social – ABESS.
São três os núcleos temáticos da estrutura da proposta de currículo: o primeiro núcleo – fundamentos teórico-metodológicos da vida social, decifrar o ser social, a vida em sociedade.
O segundo núcleo – fundamentos da formação social-histórica da sociedade brasileira, tem a finalidade de compreender os projetos políticos em debate, as políticas sociais, as classes sociais.
O terceiro núcleo – fundamentos do trabalho profissional, tem o Serviço Social como uma especialização do trabalho, tendo em vista sua trajetória histórica teórica, metodológica e técnica, pesquisa, o planejamento e a administração do Serviço Social e o estágio supervisionado, são necessários para capacitar os profissionais no exercícios da suas funções, resguardando as suas competências específicas, normatizadas por lei.
Segundo o texto uma segunda característica da lógica curricular e a formação profissional, podem ser tratadas em disciplinas, seminários temáticos, oficinas, laboratórios, atividades complementares, como monitorias, pesquisa, extensão, intercâmbios etc.
Um terceiro elemento são as matérias e as mesmas nomenclaturas do currículo, as matérias são: Sociologia, Ciência política, Economia política, Filosofia, Psicologia, Antropologia, Formação sócio-histórica do Brasil, Direito, Política social, Acumulação capitalista e Desigualdades sociais, Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social, Processo de trabalho no Serviço Social, Administração e planejamento em Serviço Social, Pesquisa e ética profissional. O Estágio Supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) permanecem como