Resumo “Educação e Economia: Análise de artigos publicados em periódicos brasileiros: 1982-2000”,
“Educação e Economia: Análise de artigos publicados em periódicos brasileiros: 1982-2000”, (2006, p. 224-233), da doutora em educação e professora da PUCRS Marta Luz Sisson de Castro, analisa os artigos publicados nesse período e os divide em duas fases, sendo a primeira de 1982 a 1994 e a segunda de 1995 a 2000. No total, no banco de dados, os artigos que possuem a palavra-chave Educação e Economia totalizam 144 unidades. Também são consideradas as datas que tais artigos foram publicados, mostrando um paralelismo histórico no momento das publicações. A partir dessa análise, a professora traz um gráfico informativo (figura 1), para melhor compreensão.
Nos dois parágrafos seguintes, a autora informa ao leitor mais sobre os artigos, quais possuem resumo e a partir de que data apresentou mais resumos, quais temas foram abordados nos artigos e quais periódicos os publicaram. Vale ressaltar que ao indicar que periódicos publicaram mais, a autora apresenta outro gráfico (figura 2), porém no gráfico é indicado que Educação e Sociedade publicou 16 artigos, enquanto no texto é citado que o mesmo periódico publicou 14 artigos (linha 25, página 226); com isso o leitor não possui a certeza de quantos artigos Educação e Sociedade publicou.
Em seguida, são analisados os 10 subtemas dos artigos, os quais a autora relaciona com a forma de pensar a relação economia e educação no contexto educacional brasileiro. Marta afirma que o grupo com a temática na Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação possui muitas publicações com “uma ênfase no pensamento de tendência esquerdista e sindicalista”, por fim a professora apresenta um quadro, para facilitar análise.
O tópico dos subtemas é aprofundado quando a autora explicita todos os 10, organizando-os por parágrafos, além de analisá-los são citados outros artigos que servem de exemplo para o subtema em discussão. Essa organização traz uma clareza ao texto e facilita a leitura do