RESUMO p s 1
RESUMO
O sistema nervoso é um sistema único e integrado e é dividido em duas partes principais: o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. Pode ser classificado / organizado de acordo com critérios anatômicos e embriológicos. É o mais complexo, com a função de receber informações sobre variações internas e externas, produzindo respostas a essas variações; organiza e coordena direta ou indiretamente o funcionamento de quase todas as funções do organismo.
No módulo II, foram discutidas ferramentas que permitirão aos docentes atuarem de forma reflexiva em suas práticas, lembrando que o ser humano além de ser complexo é único e consequentemente a estratégia a ser adotada diante dele também deve respeitar a mesma lógica. Tratando-se de distúrbios, tais como: transtornos alimentares, compulsões, suicídio, gestação na adolescência e aborto, deve-se levar em consideração a participação tanto da herança biológica quanto da herança sócio-histórico-cultural (ambiente) na determinação de características físicas e comportamentais dos alunos. Propõem-se também, neste módulo, a busca da relação entre patologias e questões biológicas, a estruturação da personalidade com os determinantes sociais.
Como educadores, enfrentamos muitos desafios, um deles é conseguir trabalhar com patologias sem se envolver afetivamente com os alunos, o ideal seria manter uma distância afetiva adequada para poder tomar decisões sobre os variados casos.
No caso de distúrbios alimentares, estão associados a sentimentos de inadequação, depressão, ansiedade e solidão, muitas vezes vinculada a problemas familiares e relacionamentos pessoais, é comum aparecer na adolescência, mas podem se desenvolver durante a infância ou mais tarde. A maioria das pessoas com distúrbios alimentares são mulheres, porém os homens também entram na estatística. Exemplos destes distúrbios são: Bulimia nervosa (é uma Síndrome