Dra Rosa HTA E Diabetes
Nome: Rosa Maria Campos Rodriguez
Data: 04/09/2014
Tarefa: Questões reflexivas. Atenção ao Hipertenso e ou ao Diabético.
Assim como muitos países do mundo, o Brasil vive grandes mudanças e tem um aumento das doenças crônicas como diabetes Mellitus e hipertensão arterial, que ficam entre as primeiras causas de morte neste pais. A Hipertensão Arterial Sistema (HAS) e a Diabetes Mellitus (DM) são doenças propriamente, mas elas são também fator de risco para as doenças cardiovasculares, AVC, insuficiência renal entre outras, e é por isso que na Atenção Básica (AB) é preciso manter e incrementar as ações educativas sobre alimentação saudável, prática de atividades física, evitar tabagismo e consumo de álcool, enfim mudar para estilos de vida saudáveis e, buscar que o paciente faça o tratamento médico para evitar complicações.
A hipertensão arterial sistêmica é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Associa-se, frequentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e às alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2010).
Além de ser causa direta de cardiopatia hipertensiva, é fator de risco para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose, que se manifestam, predominantemente, por doença isquêmica cardíaca, cerebrovascular, vascular periférica e renal, em decorrência de cardiopatia hipertensiva e isquêmica, é também fator etiológico de insuficiência cardíaca. Déficits cognitivos, como doença de Alzheimer e demência vascular, também têm HAS em fases mais precoces da vida como fator de risco. Essa multiplicidade de consequências coloca a HAS na origem de muitas doenças crônicas não transmissíveis e, portanto, caracteriza-a como uma