Resumo O show de truman
Truman vivia sua vida naturalmente, desde seu nascimento, sem saber que estava sendo observado todo o tempo, numa espécie de “Reality Show” em que ele é o protagonista. Esse programa denominado Show de Truman cativou milhares de pessoas que acompanhavam Truman em suas alegrias e decepções, sentimentos moldados e planejados pelo diretor do programa.
Toda a cidade também era construída especificamente para o Show e seus habitantes estavam cientes de tudo inclusive seus pais e sua esposa. A história começa a mudar quando Truman se apaixona por uma figurante que tenta revelar para ele a verdade, a atriz e retirada do show antes que consiga, o que deixa Truman com uma pulga atrás da orelha, desconfiando de tudo e todos e começando a ligar os fatos e encaixar peças soltas.
Após muitos acontecimentos e frustrações, Truman tenta fugir e os telespectadores vibram com seu herói. Ele entra em um barco e segue velejando mesmo com tempestades programadas e acaba chegando ao fim do falso oceano, Truman desce e descobre uma escada, nesse momento o diretor revela a ele todos os segredos e dá ao protagonista a chance de continuar com o show, Truman não aceita e se despedindo entra na porta para o mundo real.
A invenção da mentira No filme Mark é um fracassado e desiludido que vive em um mundo onde as pessoas só falam e conhecem a verdade. No meio desse mundo em que só existe sinceridade, o protagonista se depara com vários problemas, um deles é sua demissão que resulta em sua primeira mentira. Após essa mentira, que Mark ainda não sabia exatamente o que era, ele percebe que pode ter o que quiser sem falar sempre a verdade, já que todos as outras pessoas acreditam umas nas outras pois acham que só existe a verdade e nada mais.
Mark acaba se enrolando pois conta para sua mãe que está morrendo, para onde ela irá após a morte, mentira contada para amenizar sua dor, a noticia se espalha e ele se torna uma espécie de “guru” para os outros, conquistando assim,