Resumo o que é sociologia
A sociologia ela pode ser constituída por projeto intelectual tenso e contraditório. Para algumas pessoas a sociologia apresenta um grande domínio a serviço dos interesses dominantes, e para outras ela é explicação dos grandes movimentos revolucionários. A sociologia pode ser vista como um conjunto de técnicas e métodos de investigação, e que podem vim a explicar a vida social. Desde o início da sociologia, sempre teve um grande desejo de interferir na civilização.
Cada grupo social tem seus interesses econômicos e políticos, com isso influenciam na elaboração dos pensamentos sociológicos. A sociologia surgiu podendo ser vista como manifestações do pensamento moderno. A sua formação constitui de circunstâncias históricas, intelectuais, começou acontecer em um contexto histórico específico, que foi quando houve a quebra da sociedade feudal, e a consolidação da civilização capitalista. Houve um conjunto de pensadores que se esforçaram para poder compreender a sociologia de maneira que todos pudessem entender.
No século XVIII as revoluções industriais e francesas tiveram a instalação definitiva da sociedade capitalista, que na época sofreu transformações econômicas, culturais, políticas e colocarão problemas para os homens que estavam inovando com as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. A revolução industrial representou o triunfo da industria capitalista que aos poucos foi concentrando maquinas, terras e as ferramentas sob o controle de empresário capitalista. Com a utilização de modernidade, as maquinas foram destruindo as possibilidades de trabalhos para artesãos independentes, que tinha pequenos pedaços de terra em seu nome, e que aos tempos livres cultivava aquele pequeno pedaço de terra.
Entre 1780 a 1860 a Inglaterra sofreu várias mudanças marcantes, o país tinha pequenas cidades, com uma população rural espalhada, logo depois de um tempo passou a comportar um número maior de cidades, que começaram a importar produtos