materiais de construção
ESCOLA DE ENGENHARIA
CURSO ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE VISITA A PEDREIRA
ANTONIO SÉRGIO DOS SANTOS KOHLER
ARMANDO TORRES
BRUNO SANTOS
FERNANDO JACKSON
SAMANTHA MEDEIROS
Trabalho apresentado à disciplina de Materiais de Construção II, sob a orientação do Profº Antônio Sérgio.
Salvador
Setembro/2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
As pedreiras são um tipo de mineração a céu aberto de onde rochas ou minerais são extraídos de acordo com as normas da ABNT, as leis ambientais, leis do Ministério do Trabalho, Ministério de Minas e Energia, e permissão do exército para uso de explosivos.
Na Bahia existe abundantemente 2 tipos de rochas nas pedreiras, granulito e gnaisse, que são rochas metamórficas. Essa pedreira que visitamos apresenta um solo com rochas granuliticas fraturadas. Este processo são organizados em bancadas para posterior extração da rocha com o uso de explosivos.
Nas PEDREIRAS BAHIA o granulito é extraído de uma Lavra com à área total de 500 hectares , com jazidas estimadas de 60 á 80 anos de produção intermitente. Sendo sua produção mensal de 80 á 100 mil toneladas de material beneficiado.
Seus produtos comercializados são britas de diferentes granulometria, utilizadas na Construção Civil, estradas, áreas portuárias e entre outros ramos de atuação.
Este relatório busca apresentar as considerações da equipe, levando-se em conta os pontos solicitados pela disciplina, quando da visita realizada a Pedreiras Bahia.
1. A EMPRESA
PEDREIRAS BAHIA atua no mercado da região metropolitana de Salvador desde 1990 detém quatro concessões de lavra de granulito, numa área total de 500 hectares, no município de Simões filho a 20 Km do centro da capital. Com uma capacidade instalada de 60.000 toneladas por mês.
Oferecendo o que ha de mais moderno e eficiente no mercado de pedras para construção, obtido através de um