Resumo O Fundo Do Po O
Curso de Tecnologia em Agronegócio
Disciplina Língua Portuguesa
Prof: Angélica Hernandes Lima
Descente: Lélis Rodrigo de Souza
São José do Rio Preto, 23 de março de 2015
RESUMO
Referência Bibliográfica: COHEN, O. O fundo do poço. Disponível em: http://super.abril.com.br/crise-agua/ofundodopoco.shtml, acesso em 02.03.15.
O FUNDO DO POÇO
Em 2004 a Sabesp renovava sua autorização para administrar a água na cidade, a estrutura dos reservatórios parecia insuficiente para tanta demanda com isso seria preciso obras para aumentar a capacidade de armazenamento de água, de acordo com a Sabesp São Paulo ficaria dependente do Sistema Cantareira. Foi quando em julho de 2014 o volume útil da Cantareira se esgotou e a cidade de São Paulo se afogou na maior crise hídrica dos últimos anos.
O Sistema Cantareira é um conjunto de represas nas nascentes da bacia do Rio Piracicaba e para manter os reservatórios cheios, o sistema depende das chuvas de verão e com o grande período de estiagem a chuva estava bem abaixo da média.
O PIRACICABA
Não se esperava que população crescesse tanto, pulando de 4,8 milhões para 11,8 milhões em 50 anos. A urbanização, que aumenta a poluição dos rios e dificulta o acesso à água potável. A Sabesp estima também que, em São Paulo, 25% da água se perca no caminho entre a distribuidora e as torneiras das casas.
A Sabesp decidiu usar o volume morto, ou seja, bombear mais de 180 bilhões de litros, sendo que o volume morto nunca tinha sido usado antes. A Sabesp pretende fazer obras para bombear mais alguns bilhões de litros do volume morto, e garantir o abastecimento por mais alguns meses, depois disso a esperança é a chuva fazendo com que o Sistema volte a operar com 30% de seu volume
A Califórnia vive uma crise de água parecida com a de São Paulo, por lá choveu um terço da água que caiu em São Paulo nos seis primeiros meses de 2014. O governo declarou estado de emergência e começou a tomar medidas para preservar os recursos e