RELATORIO LEI DE OHM 2
Curso: Engenharia Civil.
Disciplina: Eletricidade Aplicada.
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA – PRÁTICA 2
Alunos :
Vila Velha
Novembro / 2014
Lei de Ohm, Divisores de Tensão e de Corrente.
PRÁTICA 2 - COMPLETO
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Eletricidade Aplicada curso de Engenharia de Civil da Faculdade Estácio de Sá ministrado pelo Professor Tales Costa de Freitas.
Vila Velha
Novembro / 2014
OBJETIVO:
O objetivo da experiência é adquirir habilidade no manuseio do multímetro digital e analógico para medição de resistências e no uso do protoboard na montagem de circuitos eletrônicos. Pretende-se também reforçar a base teórica com a investigação e a verificação do conceito de resistência equivalente e LEI DE OHM. Analisando circuitos em série, paralelo e série-paralelo, calculando a corrente, resistência e tensão utilizando regras de “DIVISORES DE TENSÃO” e “DIVISORES DE CORRENTE”.
INTRODUÇÃO:
Na “Prática 2” comprovaremos as regras para o “Divisor de Tensão” e “Divisor de Corrente” através da montagem de circuitos série, paralelo e misto.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
George Simon Ohm foi um físico alemão que viveu entre os anos de 1789 e 1854 e verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial (ddp). Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens, contudo, percebeu que nos metais, principalmente, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempre constante.
Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente fica escrita do seguinte modo:
V = R.i
Onde:
• V é a diferença de potencial, cuja unidade é o Volts (V);
• i é a corrente elétrica, cuja unidade é o Àmpere