A Condi O De Crise Segundo O Cinema De David Fincher
4136 palavras
17 páginas
A Condição de Crise segundo o cinema de David FincherDa revolta ao despertar do homem “animal”
Marcelo RIBEIRO
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar, a partir do filme Clube da Luta, situações que nos identificamos e enfrentamos no dia-a-dia da sociedade contemporânea. Será feito também comparações com o filme Um Dia de Fúria, do diretor Joel Schumacher, onde podemos identificar relações de comportamento entre os dois personagens protagonistas dos relativos filmes, assim como a situação vigente de crise nos dois filmes retratando a mudança de comportamento e o despertar do outro eu.
No trabalho do diretor David Fincher podemos ver a crítica ao consumismo desenfreado, bem como a decadência da sociedade contemporânea repleta de valores fúteis e indivíduos que vivem seus entraves com o capitalismo. Fincher mexe na “ferida” da sociedade escrachando um mundo ocidental apoditicamente capitalista onde os objetos que nos “vomitam” é que nos dominam e não nós a eles. Os dois diretores trabalham com personagens no limite da tolerância e expõem a visão do inconformismo, chegando à capacidade de despertar o lado violento (podemos dizer animal) de cada ser humano.
Clube da Luta é um filme ideológico, que pode ser analisado como um todo, porém devido aos vários aspectos e situações que David Fincher atenta à nossa atenção, farei uma análise das partes para melhor compreensão do meio gerador da crise, tema do trabalho.
“Em dois dias podemos saber tudo de um homem, mas precisamos um pouco mais para conhecer um animal”
(Provérbio Persa)
Introdução
Se você está lendo este trabalho universitário, então isto é pra você. Cada palavra lida deste texto inútil é um segundo perdido da sua vida. Você não tem mais nada pra fazer? Sua vida é tão vazia que você não consegue vive-la melhor? 1
1
Texto adaptado a partir do aviso mostrado ao telespectador no início do filme.
Imagine se um aluno apresenta um trabalho e ao começar ler, o professor se depara com um recado deste acima.