Resumo - O clima como principal variavel de projeto
Homem, clima e arquitetura
Arquitetura é um abrigo, proteção e controle das adversidades do meio natural.
Para concepção e construção de uma obra:
Conhecer o clima do local a qual se projeta (climatologia); avaliação das exigências e condições de conforto para o homem; síntese de ambas as coisas (o projeto em si)
Clima: microclima (aquele encontrado num espaço mais limitado) + macroclima (aquele percebido nas diversas regiões)
Fatores importantes para a definição de clima (no caso do homem adotado como centro das atenções): temperatura, precipitação, radiação, umidade, nebulosidade, ventos e pressão atmosférica.
A radiação solar é a variável de maior impacto, pois:
1 leva a evaporação da agua
2 define o quanto é necessário se proteger ou se expor as condições naturais
3 é a causa de todos fenômenos climáticos
Para que as condições de conforto sejam atingidas, a consutrção tem de oferecer ambientes favoráveis do ponto de vista do controle dos fatores citados.
É através da construção q a arquitetura manipula a radiação térmica recebida e a ventilação. A correta efetivação do projeto em relação ao controle teermico, tem vantagens importantes, como o aspecto econômico.
Principais tipos de clima : quente-seco; quente-umido equatorial e costeiro tropical; quente-umido subequatorial; temperado e polar.
Relação fundamental (Homem, arquitetura e clima) contato íntimo com: iluminação, conforto térmico e ventilação natural. A efetivação do projeto em relação a iluminação traz vantagens como a economia de energia e a expressão da arte da iluminação relacionada a arquitetura. O mais importante quanto a iluminação é ter controle e conhecimento sobre a iluminação natural.
Relação entre o céu (luminosidade uniforme, parcialmente nublado e claro) com a iluminação dos ambientes. A qualidade do ar também interfere na luminosidade natural. Além disso, tb depende das características geografias e urbanas (latitude,