Resumo o caso dos exploradores de cavernas, livro escrito por lon l. fuller
O Caso dos Exploradores de Cavernas, livro este escrito por Lon L. Fuller, é um caso jurídico fictício narrado e que inicialmente desperta a curiosidade dos estudantes do curso de Direito, gerando uma consciência critica através do contato com os temas relativos à Introdução a Ciência do Direito, melhorando assim a reflexão sobre a área jurídica.
Os fatos narrados geraram um cenário questionável a diversos profissionais. Grandioso em detalhes faz com que o leitor se envolva numa atraente descoberta acerca de princípios, valores, esperanças e necessidades. Sendo assim, a história faz com que se abram argumentos mostrando a amplitude do Direito e sua aplicação.
Nesta obra, é inserida de uma forma sutil, a Filosofia aplicada ao campo jurídico, além da invocação a princípios, também a colocação do contrato social celebrado, ao poder, a moralidade, ao estado natural e de direito, ao papel do estado e com relação à própria justiça.
Mostra os papéis do legislador e do magistrado na esfera jurídica. Diferencia-se a Justiça do Direito e vice e versa. Ressaltando valores humanos e comoção social.
Resumo
Numa narrativa fictícia o autor expõe que cinco integrantes de uma organização composta por pessoas amadoras, ou seja, inexperientes em exploração de cavernas, ficaram numa prisão subterrânea após um desmoronamento de terra fechar a caverna que eles iriam explorar.
Uma situação desesperadora os fez ficar unidos aguardando por socorro, o qual deu inicio quando os familiares dos mesmos notaram que algo de errado havia ocorrido e acionaram as autoridades locais. Na operação de resgate dos mesmos houve muita dificuldade, inclusive ocorreu um novo desmoronamento e dez trabalhadores perderam suas vidas num ato heróico.
Todos os recursos foram empregados para o resgate da equipe, sem nenhuma economia financeira ou de esforço físico. Assim o sucesso foi obtido após trinta e dois dias do fechamento da entrada da caverna. Porém no vigésimo dia