Artigo caso dos exploradores de caverna
Resumo
A analise do livro “O caso dos Exploradores de Caverna” é fundamental no entendimento do valor da dignidade da pessoa humana, possibilita o contato direto com questões de grande importância do contato das leis com a vida humana, porém, não esta limitada somente a área jurídica. A obra abrange valor a filosofia, sociologia, e todas outras áreas que identifiquem se com o comportamento humano, seus valores éticos e morais, podem fazer deste material uma grande base de estudo e possibilitando diversos argumentos jurídicos. O foco da obra está no posicionamento da sociedade e nas implicâncias jurídicas sobre a situação.
Palavras-chave: Exploradores, caverna, assassinato, lei, dignidade, antijuridicidade.
Introdução
Este texto procura fazer uma abordagem sobre o que é, e como é exercida a dignidade da pessoa humana, com base na obra “O Caso dos exploradores de caverna.” O fato acontece quando cinco membros de uma organização amadora de exploração de cavernas (Sociedade Espeleológica), ficam presos após em uma caverna após um deslizamento, para sobreviverem tiram a sorte através de um jogo de dados, onde o perdedor é morto para servir de alimento aos colegas. Após o restante de o grupo ser resgatado, os membros sobreviventes são levados ao tribunal acusados por assassinato, onde a lei de sua sociedade é que todo aquele que intencionalmente ferir a vida do outro será punido com a morte. Condenados, recorrem da decisão a superioridade judicial e novamente são submetidos a um novo julgamento. O resultado final, julgado por quatro juizes acaba em empate mantendo a punição da morte através da forca.
O caso dos Exploradores de Cavernas
A história começa no ano imaginário de 4299, cinco membros de uma organização amadora de exploração de cavernas entram em uma caverna. Depois de uma grande distancia da entrada da caverna ocorre um desmoronamento, que bloqueia totalmente o único acesso da