Resumo O Alienista
Uma breve resenha sobre a obra.
Natalia Oliveira de Sá
Introdução
O Alienista é uma obra do escritor Machado de Assis e trata da história de um homem, médico especialista em neurologia, Dr. Simão Bacamarte que após algum tempo na Europa retorna ao Brasil, mais especificamente em Itaguaí e lá é tomado por uma obsessão científica que o leva a estudar com muita dedicação a loucura e, por conseguinte funda o manicômio conhecido como a Casa Verde. Neste trabalho será feita uma breve análise desta história.
Enredo
O livro começa com o retorno de Simão Bacamarte, médico formado na Europa e por isso visto com grande prestígio pelos morados da cidade de Itaguaí, sua terra natal. Ele estabelece residência juntamente a sua esposa Dona Evarista, que no livro é descrita como uma mulher sem nenhum atrativo, mas ela seria saudável para dar filhos ao marido. Fato que não aconteceu, apesar de seu marido ter tentado de todas as formas, estabelecendo dietas a ela e tudo o mais, e esse seria um dos motivos principais para que o mesmo tivesse se voltado para sua pesquisa no estudo da loucura.
Devido a esse novo foco de estudo ele consegue permissão do governo para abrir seu hospício, a Casa Verde, e assim o médico começa a recolher os desequilibrados mentais e com persistência ia trabalhando com seus pacientes. Foi então que ele criou uma nova teoria que alargaria o conceito de loucura, o que acabou com a antiga diferenciação entre normalidade e alienação mental.
Ele divide sua nova teoria com clérigo da cidade, padre Lopes, que não concordou muito com a ideia, pois a considerou perigosa já que ela fazia com que os limites antes pré-estabelecidos fossem destruídos e é com essa destruição que o médico passa a internar uma grande quantidade de pessoas, as quais tinham um comportamento aceitável aos olhos da sociedade. Podemos citar como exemplos Martim Brito que possuía