Resumo "A Torre da Má Hora
Campanelo encontra-se no largo da localidade, ao ar livre, à noite, e ao seu redor estão várias crianças que aguardam, com ansiedade, a história que narrará.
Entre os meninos, distingue-se um, o menino do bibe preto, que, ao ouvir a história de Campanelo, se identifica com a personagem principal da narrativa contada, pois ambos não tinham pais e tinham crescido sem regras. O menino do bibe preto, por vezes, brincava em lugares distantes e quase inacessíveis à maior parte das crianças, e regressava bastante tarde, já de noite; estes comportamentos faziam com que grande parte das mães não gostassem que os seus filhos brincassem com ele.
O menino do bibe preto sentia-se sozinho e abandonado, provocando nele um espírito de revolta. Tal proporcionará um conflito com Chica Nora, em que esta bate no menino e este reage atirando uma pedra à cabeça da mesma. Assustado, a personagem principal do conto foge e conta a seu avô o ocorrido, o que fez com que este se dirigisse a casa da Chica Nora. Na rua encontrou o marido e ameaça-o, afirmando que se tocasse no seu neto o mataria. O menino sente-se bastante orgulhoso por o avô ter saído em sua defesa, para além de ter revelado um ato de grande coragem.
Ao ouvir a história de Campanelo que falava de uma personagem que, para alcançar a felicidade, tinha de ir à Torre da Má Hora sem olhar para trás, demonstrando, assim, uma atitude corajosa, o menino do bibe preto reconhece no seu avô características semelhantes à personagem corajosa. Desta forma, o menino disse com muito orgulho que o seu avô fora até à Torre da Má Hora e voltara. Campanelo afirma que o seu avô era um verdadeiro homem e que o menino também o seria.
Resumo elaborado por Catarina Sousa