RESUMO A PROFILAXIA DO ABANDONO
Curso: Medicina Período: 4º Semestre Turma: B
Matéria: Saúde da Criança e do Adolescente Professora: Marília
Resumo do texto: A profilaxia do abandono
O texto retrata a infância e a adolescência no contexto do mundo contemporâneo em que a globalização é um impacto para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Os meios de comunicação desenvolvem-se cada vez mais e assim as informações chegam em maior abrangência e cada vez mais rápidas para toda a população, incluindo os jovens que absorvem com mais facilidade e não sabem filtrá-las por ainda não terem maturidade.
Esses adolescentes transportam também as vicissitudes da vida intra-uterina e da infância com todas as suas repercussões na construção de seu psiquismo. Ora, sentem-se como um bando de átomos-indivíduos fragmentados e acoplados, por mera casualidade, ora, tomados de sentimentos de futilidade, assumem os aspectos mais negativos e contraditórios da civilização, identificando-se com as personalidades mais doentias do planeta.
Percebe-se também que enquanto os jovens, “perdidos”, buscam se firmar na sociedade e ter a liberdade que tanto almejam, os adultos desejam recuperar a aparência e a vida de adolescente que foram. Assim se submetem a processos invasivos de estéticas, dietas de rejuvenescimento e buscam parceiros sexuais de diferenças etárias significantes. O adulto hoje possui um vazio existencial, adquirindo doenças emocionais como a depressão, por não aceitar o envelhecimento e pela falta de compromisso das relações pessoais com os parceiros, com os filhos e com a sociedade de modo geral.
Surge então nas famílias modernas uma nova hierarquia em que os filhos são o centro da casa, o “Filiarcado”. Pelo fato da mulher ter conquistado espaço no mercado de trabalho, há uma perda da hegemonia dos pais e uma perda da convivência diária que eles tentam minimizar