Resumo do texto A vida da crian a antes de nascer
Curso: Medicina Período: 4º Semestre Turma: B
Matéria: Saúde da Criança e do Adolescente Professora: Marília
Resumo do texto: A vida da criança antes de nascer
O texto relata que a saúde mental começa muito antes do nascimento. Infere que a sensação de acolhimento que a criança experimenta ainda dentro do útero, pode afetar a esfera de seus relacionamentos no futuro extra-uterino.
No que se segue, o texto dita que a experiência da gravidez deve constituir-se de alegria e não em tarefa pesada. Portanto, é bom que seja encarada positivamente e não como um dever ou um fardo. A criança ainda não nascida é um ser sensível, tem emoções, está atenta, tem memória. O novo ser humano precisa de impressões positivas antes que inicie a sua longa peregrinação no novo mundo. O ambiente caloroso e seguro, fortalecem a estrutura da criança, permitindo reação mais saudáveis, por ocasião do nascimento, quando for exposta à luz viva e à atmosfera fria e impessoal dos ambientes hospitalares.
A ansiedade materna crônica em relação à maternidade pode deixar uma cicatriz profunda na personalidade da criança. Os sentimentos paternos contam também, porque há relatos de que os sentimentos de um homem com relação à mulher e à criança, que ela carrega, são fatores essenciais para o êxito de uma gravidez.
O feto, antes de nascer, compartilha das experiências de sua mãe, interagindo com ela, demonstrando, através do movimento, que ouve sons e se assusta com aqueles mais altos e agudos e que pode reagir também à luz que é projetada sobre o abdome da mãe. O feto reage com aceleração de batimentos cardíacos a situações de ansiedade materna, porque está sujeito às mesmas vicissitudes orgânicas de sua genitora. Foi lançada a hipótese de que muitos abortos, no início da gravidez, estejam ligados à sensibilidade do ovo de entender uma eventual rejeição e