Resumo: a noção de função e relação
Há fenômenos que permanecem inexplicáveis enquanto do âmbito de observação não for suficientemente amplo para incluir o contexto em que o fenômeno ocorre, enfatizando as relações entre as partes de um sistema vasto. Isto só se realiza por meio da comunicação.
O estudo da comunicação humana pode ser subdivido em 3 áreas:
1 - sintaxe,
2 – semântica
3 – pragmática
A sintaxe abrange os problemas de informação e não há interesse no significado da informação, sendo o principal foco da semântica, e quanto esta comunicação afeta o comportamento humano entra em cena o pragmático. Aqui todo o comportamento ao só a fala é comunicação e toda a comunicação mesmo ás pistas comunicacionais num contesto impessoal afeta o comportamento. Focalizando menos as relações emissor-sinal ou receptor-sinal e mais a relação emissor-receptor.
A Noção de Função e Relação
A relação entre variáveis constitui o conceito de função
No final do século passado assistiu ao começo da era experimental em psicologia e como ela a introdução de um vocabulário muito mais sofistica, ainda era formado de conceitos isolados e mais ou menos desconexos, este conceitos faziam referancia como funções psíquicas
A psicologia experimental foi ampliando aos contextos interpessoais, a linguagem da psicologia ainda se manteve monádica.
A aprendizagem nos mostra que o movimento é algo relativo, que só pode ser percebido em relação a um ponto de referencia, mas é ignorado por todos, que esse mesmo principio também é valido para todo e qualquer percepção, portando para experiência humana de realidade.
Diga-se então que uma relação é estabelecida, num âmbito vasto quanto uma dada contingência permita e finalmente obtem-se uma abstração que é idêntica ao conceito matemático de função. Assim não são coisas mas as funções que constituem a essência das nossas percepções.
Informação e Retroalimentação (Feedback)
A teoria psicanalítica postula que o