resumo a introdução à Arquitetura de Silvio Collin
A Arquitetura é uma formação de nível superior, o significado do seu nome é “grande carpinteiro”.
A Arquitetura como produto cultural nos mostra uma forma de aprender sobre as civilizações anteriores, como comiam, como trabalhavam, como utilizavam os espaços domésticos e urbanos.
Sob critério estético, somente alguns edifícios serão considerados como Arquitetura, somente aqueles que para sua construção puderam contar com um arquiteto de conhecimento e talento, com vários fatores favoráveis para a sua perfeita construção
Juntamente com a escultura, a pintura, a música e o teatro, a arquitetura é considerada como uma das belas artes.
Arquitetos se deparam com diversas limitações técnicas, para um musico ou um pintor não existe limites para expressar o sentimento, já na arquitetura primeiramente devesse pensar em aspectos de solidez estrutural para depois pensar na expressão.
Capítulo I:CONCEITUAÇÃO DE ARQUITETURA Para entendermos a profissão comecemos pela origem da palavra arquiteto: que vem do grego, tecton, que designa um artífice ligado a construção de objetos por união de peças, e o prefixo arqui indica superioridade. Logo, arquiteto designa um “grande carpinteiro”
UMA PROFISSÃO A arquitetura é, uma profissão de nível superior. O seu currículo é composto disciplinas de três diferentes áreas do conhecimento: a área técnica agrega Mecânica Racional, Resistência de Materiais, Cálculo Estrutural e Instalações; na área humana têm-se matérias de História e Teoria das Artes Visuais e da Arquitetura e na terceira área a representação e composição de projetos: Geometria Descritiva, Representação da Forma, as disciplinas de desenho e as disciplinas de Projeto.