Resumo - A história das coisas
História das Coisas é direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo, revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos em nossas vidas.
São 20 minutos de uma bem-fundamentada, acessível e cuidadosa explicação dos motivos básicos pelos quais é possível dizer que vivemos num morto-vivo tóxico que gira sobre o próprio eixo e ao redor do sol.
Enquanto a natureza opera através de ciclos, o capitalismo tende a resolver inclusive suas crises por meio do estímulo e da intensificação do comércio. A publicidade que lustra mercadorias estrategicamente construídas para durar apenas o suficiente para renovar a fé no consumo.
A ideologia do cinismo tem dado um cacete certeiro no pensamento utópico covardemente caricaturizado como ‘idealismo’, e a ecologia virou sinônimo de ONG, completamente destacada da esfera à qual pertence: a vida cotidiana.
A partir de todo o conteúdo apresentado no vídeo, podemos nos perguntar, enquanto administradores, como é possível contribuirmos para a mudança desse sistema econômico que vivemos nos dias de hoje?
Vivemos em um sistema capitalista globalizado, onde quem não consome, não tem valor nenhum para a economia, e apenas algumas pessoas têm voz ativa no processo decisório de expansão do consumismo. E é nesse momento que entra o papel do administrador, que é a base da estrutura de uma empresa que utiliza de recursos naturais na produção de bens de consumo.
Devido a este cenário, se faz necessário uma difícil missão de reconstrução da sociedade, onde cidadãos e organizações devem caminhar juntos para a reinvenção dos modelos de produção e consumo adotados pelo ser humano.
O desenvolvimento Sustentável é o ponto de partida para essa reinvenção. Para se