Resumo A história das Coisas
ODAIR RIBEIRO DA CUNHA
A HISTÓRIA DAS COISAS
A HISTÓRIA DAS COISAS
O vídeo, a princípio, mostra-nos um processo simples de produção e reprodução de bens de consumo, porém quando tem início os detalhes desses processo, percebemos o que realmente está ocorrendo com os meios de produção onde temos recursos limitados e um consumo desenfreado, irresponsável e ilimitado. Dentro dessa contradição, se não houver mudanças de rumo, temos o cenário de um fim inevitável de recursos e, consequentemente, seus efeitos. Essa consequência não atingirá apenas o consumo de bens, mas a reprodução da vida, pois coloca em cheque própria existência.
O consumo exagerado de bens materiais e o impacto irreversível que este consumo desregrado exerce sobre o meio ambiente. Está bem apresentado no filme todo o processo desde a extração da matéria prima até a confecção, venda e a publicidade em cima deste produto que da a falsa ideia da necessidade de obtê-lo, a facilidade para compra-lo até o momento em que é descartado. Mostra também que a produção deste produto depende de recursos naturais a princípio encontrado em abundância na natureza, mas utilizado de maneira irresponsável. Com isso altera as condições ambientais, principalmente climáticas, como também torna essa mesma matéria prima antes encontrada com facilidade, escassa.
Esses produtos são confeccionados também para terem um curto prazo de validade e para logo serem repostos, ou seja, não são produzidos para se estimular a duração, fazendo com que se adquira outro produto com uma versão mais atual. Este procedimento é característico de vários países principalmente os Estados Unidos que atualmente é o país que mais retira matéria prima da natureza e que também mais estimula o consumismo tanto nacional como internacional. O filme retrata também a ``necessidade do ter´´ e que os bens são criados para satisfazer a estética e a aceitação por parte da sociedade. O consumismo interfere até