Resumo A Arte da Guerra
Curso de Administração
RESENHA
Acadêmico: Bruna Tommasini data: 19/08/2011
Ano: 4º Ano “A”
Professora: Sandra Inês Horn Bohm
Artigo: Análise da obsolescência de itens no processo de produção em uma industria mecânica do RS.
Autores: Sandra Inês Horn Bohm (UFSM), Júnior Rogério da Silva (FEMA), Leandro Cantorski da Rosa (UFSM).
O sétimo capítulo do livro fala sobre a Lei das Manobras, esta lei segundo Sun Tzu refere-se à dominação das distâncias para se obter vantagens frente ao inimigo. Nesta lição Sun Tzu também diz que se deve enganar o inimigo, e que as manobras devem ser bem planejadas para que não se perca as vantagens que existem. O autor volta a falar neste capitulo sobre a importância de se conhecer o inimigo e o local onde se está localizado.
O oitavo capítulo expõe sobre “As nove mudanças”, que ensina como empregar suas tropas. Aqui o autor aborda que um general que possui sabedoria faz uma balança entre o que é favorável e desfavorável, para assim tomar a decisão certa. Pois só assim ele consegue construir um plano e solucionar as dificuldades encontradas, e que são expressas pelos pontos desfavoráveis.
No capítulo posterior Sun Tzu aborda as movimentações e a autoridade de um general. O autor diz que é possível perceber vários aspectos de um exército através dos sinais deixados e expressados por estes. Por isso o general deve sempre estar atento às movimentações do inimigo para saber qual a sua situação. Outro ponto abordado é sobre a autoridade de um general, onde o autor diz que um general deve conquistar a lealdade de seus subordinados antes de castiga-los para que eles não se tornem desobedientes, porém não pode deixar de castiga-los quando for necessário para que eles não se tornem insubmissos. O general deve emitir ordens claras para que seus soldados o obedeçam.
Nos capítulos 10 e 11 falam sobre os terrenos e territórios, e da importância de se conhecê-los