Resumo a análise institucional de georges lapassade
A ANÁLISE INSTITUCIONAL DE GEORGES LAPASSADE
Lapassade faz uma contribuição teórica e prática de análise institucional, relacionada sobre as relações instituídas e a forma de atuar sobre eles.
Lapassade considera a análise institucional como um movimento, esse possuindo dois lados. De um lado constrói teorias para se analisa-las, de outro forma conceitos de práticas e de intervenções institucionais. Pensando assim a análise institucional visa inferir uma possibilidade de recriar e repensar a realidade social instituída. Ele não faz crítica às funções das instituições e sim a prática.
Para ele existem três níveis de realidade institucional, primeira é em nível de grupo, segundo é o nível de organização e terceiro a própria representação da instituição,o Estado.
Os grupos consistem em formas mais simples de ajuntamentos, mas mesmos simples carregam marcas institucionais para organizar e regulamentar o aprendizado e a produção, dessa maneira vive-se instituído a todo lugar.
As Organizações referem-se a estabelecimentos de ensino ou administrativos, que visão fazer ligações entre a sociedade civil ao Estado.
O terceiro nível é o Estado, esse que evidencia a própria instituição, ele diz que na relação que o Estado mantes com a sociedade é uma relação autoritária, que rege todas as formas de produção humana, através da burocracia que dificulta os movimentos instituinte.
A definição de instituição nessa caso vai além da concepção de estabelecimento e hierarquias isso que ele chama de organizações . Para Lapassade o conceito de instituição liga-se a indeia de inconsciente de Freud, isso é, algo que não está a disposição visual, mas é latente, ou seja, todas formas de relações sociais, incluindo professor-aluno, relações do trabalho.
Existe duas categorias que Lapassade distingue, do instituído e do instituinte. O instituído é aquilo que está estabelecido e o que está enrijecido nas relações sociais, instituinte seria os movimentos de transformação e