resumo zambon
Em uma primeira abordagem pode-se admitir como cliente aquele que é destinatário de um produto, entendendo-se como produto o resultado de um processo. Um produto pode estar relacionado a uma mercadoria (tangível) como a um serviço (intangível).
Clientes finais e clientes intermediários
Nem todas as unidades produtoras se relacionam com os clientes finais, em muitos casos principalmente no caso de produtores de matérias- primas passam por vários clientes intermediários. Para as organizações fazerem a identificação de seus clientes é fundamental saber quem são os seus clientes intermediários e clientes finais.
Clientes intermediários Os clientes intermediários são aqueles que adquirem os produtos para revenda ou para industrialização. Normalmente, todos os que se dedicam às atividades comerciais são intermediários. As indústrias também são intermediárias quando compram matérias-primas que utilizarão no seu processo de transformação.
O que diferencia os clientes intermediários dos clientes finais é que eles não exercem o papel de usuários dos produtos. Seus papéis são somente de compradores e pagantes, não devendo ser esquecido que clientes intermediários compram e pagam produtos com a intenção de revendê-los, transformados ou não.
Clientes finais Clientes finais são os destinatários finais dos bens ou serviços produzidos.
O grupo principal dos clientes finais é formado pelas pessoas ou pelas unidades familiares, porém, empresas e governo também são clientes finais, quando fazem aquisições de produtos para o próprio uso, como é o caso, por exemplo, de materiais de escritório ou de higiene .Os clientes finais constituem o alvo de quaisquer organizações.
Cliente individual
É aquele que as necessidades e desejos podem ser identificados ou atendidos individualmente. Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas, como uma empresa, uma instituição