resumo uma verdade inconveniente
Uma Verdade Inconveniente
O documentário analisa a questão do aquecimento global, a partir da visão do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. Ele apresentou vários dados para comprovar a correlação entre nosso comportamento dos seres humano e a emissão dos gases em nossa atmosfera. Não é preciso sairmos de casa para que vejamos uma série de fenômenos naturais com uma frequência elevadíssima, aumento das tempestades cada vez mais fortes e de curta duração, altas temperaturas e calor elevados em areas onde antes eram mais frescas, os meio de comunicação fornecem tais notícias, tais como: um furacão, enchentes, secas dentre outros desastres naturais.
Al Gore faz uma comparação entre um objeto e a terra, quando passamos verniz em determinado objeto a sua espessura é fina, tal como a camada de ozônio em relação à Terra. Se aumentarmos a emissão de dióxido de carbono, a espessura da camada de ozônio aumenta, e uma maior quantidade de raios ficarão contidos dentro dela, isso é o que ocasiona o aquecimento global.
Com o advento da Revolução Industrial o aquecimento global aumentou de forma assustadora, a escala progressiva está de maneira aceleradíssima, mesmo que tenhamos vários estudos provando que o mundo passa de maneira cíclica por tais eventos, nunca se constatou tais mudanças em níveis tão altos.
Uma mudança de atitudes, desde a educação primária à reeducação dos adultos se faz necessária e urgente. Quantas catástrofes mais devem acontecer para que a sociedade acorde para essa realidade?
Teremos tempo suficiente para esperar tal conscientização social?
Os hábito mundiais devem ser modificados, é necessário um freio em nossas ações e um cuidado maior com o meio ambiente, pois ele é a diferença entre dias calmos e agradáveis ao caos e desespero.