Resumo "Ubirajara"
Jandira: Virgem araguaia, prometida para Jaguarê, em casamento, e desprezada por ele.
Araci: Virgem filha do chefe dos Tocantins.
Pojucã: Guerreiro tocantim, filho de Itaquê.
Itaquê: Chefe da nação tocantim e pai de Pojucã e Araci.
Jacamim: Mulher de Itaquê.
Camacã: Pai de Ubirajara.
Canicram: terrível chefe dos tapuias.
Pahã: Filho mais moço de Canicram, chefe dos tapuias.
Linha do tempo: fatos. I. O caçador - Jaguarê sai de sua taba em busca de um inimigo para conseguir o título de guerreiro.
II.O guerreiro - Tendo vencido Pojucã, Jaguarê adota o nome guerreiro de Ubirajara, senhor da lança.
III. A noiva - Jandira, noiva de Ubirajara, espera por ele, mas ele não a procura. Informa ao povo sua intenção de não ficar com ela e vai em busca de Araci, filha do chefe da nação tocantim.
IV. A hospitalidade - Mudando o nome para Jurandir, para não se deixar reconhecer, Ubirajara hospeda-se na taba dos tocantins.
V. Servo do amor - Ubirajara, ainda como Jurandir, revela suas intenções e é aceito na casa de Itaquê para servi-lo e adquirir o direito de combater para ganhar a mão de Araci.
VI. O combate nupcial - Jurandir (Ubirajara) compete com os demais e ganha o direito de casar-se com Araci.
VII. A guerra - O cunhado de Ubirajara, Pojucã, torna-se seu prisioneiro de guerra, por isso terá de matá-lo. Ubirajara então se identifica, desencadeando a guerra entre araguaias e tocantins.
VIII. A batalha - Quando Ubirajara chega com o seu povo, os tocantins são atacados pelos tapuias.Uma criança tapuia cega o chefe tocantim e ficam sem liderança.
IX - União dos arcos - Ubirajara consegue dobrar o arco de Itaquê e torna-se assim o novo chefe da nação de Pojucã e Araci, fazendo com isso a união das nações de guerreiros. Comentário do livro. Ubirajara é um romance que narra a história de um índio