resumos de ubirajara
Itaquê manda que preparem o cachimbo da paz, para que ambos fumem juntos e, depois, os cantores da aldeia entoam a saudação da chegada.Enquanto os homens cantam, Jacamim, a esposa de Itaquê, chama as outras amantes do grande chefe a fim de que a ajudem a preparar o banquete da hospitalidade.
Depois de conduzido à sombra da gameleira, junto aos guerreiros, foi servido com muita abundância, com vinho de caju e ananás.
Depois que as mulheres recolheram os restos e se retiraram, Itaquê disse que escolheria o nome que o guerreiro usaria enquanto ali estivesse. Muitas foram as sugestões, mas, finalmente, Ubirajara escolheu um nome para si: "- Eu sou aquele que veio trazido pela luz do céu. Chama-me Jurandir."Foi nesse momento que Araci apareceu por entre as palmeiras e se encaminhou para a cabana. Os guerreiros a acompanhavam e eram servos de seu amor. Disputavam todos a beleza da virgem e com ela pretendiam casamento.
Araci reconheceu-o imediatamente e soube que ele viera sem seus ornatos araguaias para disputar com os outros o seu amor. Não cabia a ela dizer quem ele era, sequer revelar o segredo. Apenas sentiu a alegria dentro do coração.
Jurandir fala de si e de seus feitos e Araci canta para ele. Após isso, Jurandir declara: " - As moças tocantins são formosas; qualquer delas alegraria o sono do estrangeiro. Mas Jurandir não veio à cabana de Itaquê para gozar do amor de uma noite; ele velo buscar a esposa que há de acompanhá-lo até à morte, e a virgem que escolheu para mãe de seus filhos."E pediu à Araci que o conduzisse à cabana de Itaquê, onde pretendia revelar o segredo que o conduzira até ali. Disse a ela