Resumo TR Pattern
Especialização em Modelagem e Criação
José Adilson da Silva Júnior
A contribuição da técnica TR pattern para o ensino da modelagem como recurso criativo no design de moda
MARIANO, Maria Luiza Veloso
A modelagem pode ser compreendida como o processo que permite correlacionar a natureza bidimensional dos tecidos à tridimensionalidade do corpo, seja respeitando seu formato anatômico ou remodelando-o.
Na indústria do vestuário, a modelagem é uma etapa predominantemente técnica e possui grande relevância, garantindo a reprodução e padronização do vestuário.
Com a dificuldade dos alunos e designers em aprender a dinâmica da modelagem, esta etapa acaba sendo incorporada posteriormente junto as etapas de execução, havendo um distanciamento do processo criativo.
Para Saltzman (2004, p. 85), “a modelagem é um processo de abstração que implica traduzir as formas do corpo aos termos de uma superfície têxtil. Esta instância requer colocar em relação um esquema tridimensional, como o corpo, com um bidimensional, como o tecido”.
Debo (2000) reitera essa afirmação quando diz que os moldes são a transição da forma bidimensional para a tridimensionalidade do corpo, em uma peça de roupa finalizada. Os moldes podem advir de uma modelagem realizada pelos métodos mais utilizados pelos profissionais do vestuário: o método bidimensional (modelagem plana) ou o método tridimensional (moulage/draping). Na modelagem plana, os moldes são traçados a partir de uma tabela de medidas com os comprimentos e larguras do corpo. Uma prática comumente utilizada na indústria do vestuário é a preparação das bases de modelagem, as quais traduzem a forma básica do corpo, como uma segunda pele. Contudo, esse método pode empobrecer o potencial criativo do design. Em contraponto a modelagem plana, tem-se a moulage que permite uma relação direta entre o tecido e o volume do corpo. Enquanto na modelagem plana decodificam-se as medidas para determinar os volumes, na moulage são