Resumo ZERO WASTE
Especialização em Modelagem e Criação
José Adilson da Silva Júnior
Contextura: processos produtivos sob abordagem Zero Waste
ANICETE, Anne
RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet
A sustentabilidade apesar de ser tão comentada no mundo da moda, às vezes pode ser mais uma jogada de marketing para promover e divulgar algumas marcas, do que realmente colocar em prática estratégias sustentáveis.
O referido texto aborda práticas adotadas por designers internacionais de moda comprometidos, de fato, com o problema da sustentabilidade aliada à inovação, com foco na estratégia do zero waste1, através de resultados positivos atingidos pela marca nacional Contextura.
O zero waste é uma abordagem contemporânea que envolve desde a criação, passando pelo desenvolvimento e a produção, e engloba várias metodologias, as quais visam à prevenção e à redução de resíduos durante o processo produtivo.
Estudos mostram que o desperdício de tecido está presente no mundo todo. Como consequência disto, além de grande perda monetária, esse montante precisa de um destino. Neste contexto, é onde surge a inserção de mais investimento por parte dos empresários, os quais pagam pelo transporte destes resíduos para lixões autorizados pelos órgãos públicos.
Na moda, o zero waste envolve desde o projeto da roupa, que adquire novas aparências, até o estudo de novas perspectivas para a modelagem, através de projetos de roupas que tenham um encaixe dos moldes no enfesto sem o desperdício total ou praticamente zero.
A aplicação do zero waste na confecção da roupa, ao mesmo tempo em que tem seus benefícios, também apresenta as suas dificuldades. Positivamente, ele diminui a geração de retalhos têxteis e as modelagens desenvolvidas são uma forma criativa e estimulam o raciocínio no desenvolvimento de um produto novo.
Não obstante, as peças apresentam uma simplicidade simulada e complexidade na sequência operacional de costura, dificultando o entendimento por parte das costureiras e