Resumo termologia
Temperatura: É uma grandeza física associada ao grau de agitação das moléculas de um corpo. Quanto mais as moléculas se agitam, maior é a temperatura.
Calor: É a energia térmica que é transferida de um corpo para outro devido a uma diferença de temperatura. O calor é transmitido dos corpos de maiores temperaturas para corpos com menores temperaturas.
Escalas termométricas:
Unidades de calor: Mais utilizada: Caloria (cal). Unidade do sistema internacional: Joule (J).
Calor Sensível: Quantidade de calor responsável por alterar a temperatura de um corpo.
Calor Latente: Quantidade de calor responsável por mudar o estado físico do corpo.
Um corpo, ao ganhar calor, não necessariamente terá sua temperatura aumentada. Corpos em mudança de estado físico ganham calor, mas suas temperaturas permanecem constantes até que a mudança de estado termine.
Calor Específico: O calor específico exprime a quantidade de calor (cal) que um corpo precisa receber para que um grama de determinada substância varie sua temperatura em um grau Celsius.
O calor específico não depende apenas da substância, mas também do estado físico no qual ela se encontra.
Capacidade Térmica: É a quantidade de calor que o corpo precisa receber para que sua temperatura varie em uma unidade. Quanto maior a capacidade térmica, mais calor o corpo precisa receber para que sua temperatura varie.
Fluxo de calor: É a quantidade de calor fornecida por uma fonte dividida pela unidade de tempo.
Transmissão de calor por condução: Típica de sólidos, ocorre pois as moléculas do sólido vibram quando ganham calor e colidem umas com as outras repassando essa energia recebida e fazendo com que as outras moléculas também vibrem. Obs.: não há deslocamento de moléculas.
Transmissão de calor por convecção: Típica de fluídos, o calor se propaga através do movimento de massas fluídas de densidades diferentes. Correntes de convecção: a areia, apresenta calor específico menor que a água, logo ela